terça-feira, 25 de novembro de 2008


A DANÇA é, sem dúvida, uma das maiores catalisadoras da manifestação e expressão do movimento humano. No âmbito educativo, ela é pedagógica e ensina tanto quanto os esportes ou jogos. A dança pode (e deve) ser usada como meio de crítica social para o questionamento de valores preestabelecidos para os jovens, padrões repetitivos e modismos, como, por exemplo, as coreografias com fortes apelos sexuais, que aparecem incessantemente em programas de TV, assim como, ensinar os jovens a apreciar todo e qualquer ritmo musical, mas ter o senso critico de analisar o que dizem as letras das músicas e esta também é uma tarefa da Educação Fisica.
A DANÇA também trabalha valências ecléticas e fundamentais ao desenvolvimento humano, como o condicionamento físico geral, a capacidade cardiorrespiratória, a sociabilização, o equilíbrio, a destreza e a coordenação motora fina.
Além disso, a dança, como processo performativo, está ligada à estética e à plástica, podendo trabalhar não apenas com o movimento, mas com sensações e sentimentos. Quem não se emociona ao acompanhar um espetáculo de dança? Seja clássica — como o balé —, popular — como a "dança de rua" — ou folclórica — como a chula, o fandango, o forró e o baião —, um Street dance ou anos 60...a dança é um forte estímulo de percepções sensoriais. Ritmo, sonoridade, visão e expressão são capacidades levadas ao extremo nessa prática corpórea.


quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Dia 20 de Novembro
Dia Nacional da Consciência Negra




Dia da Bandeira - 19 de Novembro

O dia da bandeira é um dia em homenagem à bandeira do Brasil. A celebração acontece no dia 19 de Novembro, data em que a bandeira foi instituída.

A data foi adotada pelo decreto nº 4 no dia 19 de novembro de 1889, quatro dias após a Proclamação da República.

Curiosidades


    Você sabia que...
    - uma bandeira em mau estado de conservação não pode ser hasteada. Deve ser entregue a uma unidade militar para ser incinerada no dia 19 de novembro.
    - a Bandeira Nacional fica permanentemente hasteada na Praça dos Três Poderes em Brasília. Quando for substituída, só é arriada quando a nova for hasteada.
    - em alguns locais, a bandeira deve ser hasteada todos os dias. São eles: palácio da Presidência da República; residência do Presidente; Congresso Nacional; nos Ministérios; no Supremo Tribunal Federal; nos edifícios-sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; em repartições consulares; em repartições federais, estaduais e municipais situadas na faixa da fronteira etc. Tradicionalmente, a bandeira é hasteada às 8h da manhã e arriada às 18h. Se ficar hasteada durante a noite, deve estar iluminada.
    - Não é permitido hastear bandeira de outro país em terras brasileiras se ao lado não estiver a Bandeira Nacional de igual tamanho e posicionada ao lado direito. A exceção é somente para embaixadas e consulados.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

FESDANCE 2008

Já temos fotos de alguns grupos que irão participar do Fesdance.
Acesse AQUI.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Data comemorativa: 03 de Novembro

A Instituição do Direito e Voto da Mulher no Brasil.

O direito do povo escolher seus governantes passou por várias mudanças.
Hoje no Brasil o direito ao voto é assegurado a todos os cidadãos maiores de 18 anos.
Mas nem sempre foi assim. Em 1822, um pouco depois da independência do País,
só votavam os homens brancos e ricos. Os pobres não tinham esse direito, e os
negros eram escravos, portanto serviçais, as mulheres nem pensar.
A mulher era inferiorizada e discriminada. A mulher de "boa família" deveria ficar em casa, devota e submissa ao seu marido ou ao seu pai.
Essa situação só começou a mudar em 1914, quando algumas mulheres começaram a lutar contra essa falta de espaço na sociedade e a buscar o direito de votar.
Apesar de enfrentarem uma longa batalha para conquistar esse direito, as mulheres conseguiram o que queriam: em 1932, o presidente Getúlio Vargas promulgou o Código Eleitoral, dando o direito de votar a toda brasileira maior de idade.