O acesso à escola está ligado a proteção e integridade dos
alunos e, aprimorando o contexto tecnológico brasileiro, as instituições de
ensino podem garantir isso aos que comparecem cotidianamente nas mesmas.
Ademais, a tecnologia contribui no âmbito educacional não somente para garantir
segurança aos alunos e funcionários, mas também para auxiliar no processo de
verificação da frequência dos estudantes, visto que os educadores poderiam
avaliar as presenças e ausências sem erronia.
A
utilização da tecnologia em virtude dos serviços educacionais tem sido ampliada
nos últimos anos. Por meio dela é possível realizar tarefas de controle de
alunos que os recursos humanos presente, em redes desvirtuadas nesse aspecto, não
conseguem. Através da prestabilidade de catracas para o processo de
identificação dos frequentadores da escola em pauta é possível evitar
ocorrências indesejáveis e contextos inferiorizantes frente ao processo
educacional, visto que, por muitas vezes, pessoas sem vinculação alguma com a
escola, acabam frequentando as mesmas seguidamente, inclusive sem intentar algo
a agregar a formação dos estudantes, e também evitar a entrada de pessoas
corrompidas socialmente, em função de preservar os alunos de atos maléficos a
integridade dos mesmos. Dessa forma, as catracas e sua assessoria as instituições
de ensinos são relevantes. Conjuntamente com os sistemas de acesso com
biometria, evitando a entrada de pessoas não cadastradas, sendo desconhecidas,
dentro dos prédios escolares, auxilia no processo de verificação da frequência
dos estudantes, pois informa o horário de entrada e de saída dos mesmos,
tirando a necessidade do educador realizá-la, economizando tempo e aumentando a
eficácia que a mesma oferece para as formações pedagógicas, visto que, quando
feita manualmente, o aluno, por desatenção ou algum outro motivo especifico,
pode no ato de chamada de período, não responder por presença, acarretando uma
falta para o mesmo, prejudicando seu desenvolvimento escolar (algo que seria
evitado com a presença desse instrumento tecnológico).
Infere-se,
portanto, que a utilização de catracas para o controle de acesso a entrada do
ambiente escolar e frequência dos estudantes é um meio tecnológico necessário
às escolas, sejam elas privadas ou públicas, pois visam uma melhora
significativa para o processo educacional, garantindo segurança, integridade e
eficácia nos correlacionados institucionais. Cabe ao governo, juntamente com o
Ministério da Educação e os profissionais e alunos das escolas inseridas,
promover projetos que instituem essa tecnologia no âmbito estudantil, através
de investimento para as mesmas poderem ser acessíveis inclusive às escolas
públicas e incentivar os estudantes a participarem do processo de
desenvolvimento desse projeto. Dessa forma, poder-se-à transformar a realidade
escolar atual, com uma mudança com caráter positivista.
AUTORES: Maria Bidart
Joaquim
Bernardo Viera
Carla Valentina
Maria Fernanda
AUTORES: Maria Bidart
Joaquim
Bernardo Viera
Carla Valentina
Maria Fernanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário