quinta-feira, 3 de maio de 2018

DESAFIO JUNAJ 2018

                                              Controle de Fluxo de Pessoas no Ambiente Escolar
O acesso à escola está ligado a proteção e integridade dos alunos e, aprimorando o contexto tecnológico brasileiro, as instituições de ensino podem garantir isso aos que comparecem cotidianamente nas mesmas. Ademais, a tecnologia contribui no âmbito educacional não somente para garantir segurança aos alunos e funcionários, mas também para auxiliar no processo de verificação da frequência dos estudantes, visto que os educadores poderiam avaliar as presenças e ausências sem erronia.
A utilização da tecnologia em virtude dos serviços educacionais tem sido ampliada nos últimos anos. Por meio dela é possível realizar tarefas de controle de alunos que os recursos humanos presente, em redes desvirtuadas nesse aspecto, não conseguem. Através da prestabilidade de catracas para o processo de identificação dos frequentadores da escola em pauta é possível evitar ocorrências indesejáveis e contextos inferiorizantes frente ao processo educacional, visto que, por muitas vezes, pessoas sem vinculação alguma com a escola, acabam frequentando as mesmas seguidamente, inclusive sem intentar algo a agregar a formação dos estudantes, e também evitar a entrada de pessoas corrompidas socialmente, em função de preservar os alunos de atos maléficos a integridade dos mesmos. Dessa forma, as catracas e sua assessoria as instituições de ensinos são relevantes. Conjuntamente com os sistemas de acesso com biometria, evitando a entrada de pessoas não cadastradas, sendo desconhecidas, dentro dos prédios escolares, auxilia no processo de verificação da frequência dos estudantes, pois informa o horário de entrada e de saída dos mesmos, tirando a necessidade do educador realizá-la, economizando tempo e aumentando a eficácia que a mesma oferece para as formações pedagógicas, visto que, quando feita manualmente, o aluno, por desatenção ou algum outro motivo especifico, pode no ato de chamada de período, não responder por presença, acarretando uma falta para o mesmo, prejudicando seu desenvolvimento escolar (algo que seria evitado com a presença desse instrumento tecnológico).
Infere-se, portanto, que a utilização de catracas para o controle de acesso a entrada do ambiente escolar e frequência dos estudantes é um meio tecnológico necessário às escolas, sejam elas privadas ou públicas, pois visam uma melhora significativa para o processo educacional, garantindo segurança, integridade e eficácia nos correlacionados institucionais. Cabe ao governo, juntamente com o Ministério da Educação e os profissionais e alunos das escolas inseridas, promover projetos que instituem essa tecnologia no âmbito estudantil, através de investimento para as mesmas poderem ser acessíveis inclusive às escolas públicas e incentivar os estudantes a participarem do processo de desenvolvimento desse projeto. Dessa forma, poder-se-à transformar a realidade escolar atual, com uma mudança com caráter positivista.


AUTORES:  Maria Bidart
                     Joaquim 
                     Bernardo Viera
                     Carla Valentina
                     Maria Fernanda

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